Um olhar pontual sobre a marginalidade

Um olhar pontual sobre a marginalidade – PDF 875

Observando o que se passa no mundo, pela minha janela virtual, deparei-me com o tema marginalidade em uma das venezianas, onde espio as conversas alheias, onde encontramos palavras digitadas que todos podem ver. E o tema que li, partia de outros compartilhamentos, que não me interessou saber a origem. Era uma conversa ouvida, relatada e acontecida em uma delegacia. Um repórter cobrindo notícias, dialogando com um menor que aguardava sentado a hora de ser autuado.

 

E o repórter relata uma conversa que fazia, já quase de praxe, ao ver menores em delegacias. Dava conselhos para que o menor deixasse esta vida, da marginalidade, do uso e vendas de drogas; dos roubos, furtos e uso de armas. Um lugar onde o destino é o mesmo, um fim já esperado. E o menor como sempre despreza os conselhos, já que tinha uma vida de conforto desejada. Mas no caso do último menor citado, uma resposta não esperada. O menor apresentou contra argumentos aos argumentos apontados pelo repórter. Tinha argumentos bastante convincentes, para que outros possam analisar a nossa atual sociedade

 

O menor prestes a ser autuado justificou sua entrada no tráfico, na vida marginalizada. Já havia trabalhado antes em uma oficina. E o dono da oficina fora denunciado por dar trabalho a um menor sem cumprir regras e normas das leis trabalhistas. Lembrando que o dono da oficina, pode ainda estar respondendo um processo. O menor foi obrigado a largar um trabalho remunerado, onde obtinha uma renda para comprar o que desejava, como tênis e celular, e ainda ajudar em casa. E ainda lhe sobrava tempo de frequentar uma escola. Saindo da oficina foi trabalhar em uma feira, onde teve suas mercadorias apreendidas. Vivia em constante disputa com a fiscalização. Diante de tudo que passou e aprendido, só lhe restou viver à margem da sociedade. Viver uma vida onde as leis não entram.

 

Só quem frequenta uma escola, aprende a respeitar as regras impostas pela sociedade, camufladas como leis e normas, da justiça e da ordem. Mas a escolha, um dia lhe fora negada.

 

RN, 11/03;2017

News Letter MARACAJÁ

http://nlettermaracaja.blogspot.com.br/

#BLOGdoMaracajá #FORUMdoMaracajá

#MissãoSurvey #BLOGdoMaracajá #Trocando12por1dúzia  #RCMaracajá

 

500 posts tumblr milestone

Feb 9th, 2017500 posts tumblr
http://blogdomaracaja.tumblr.com/post/157012899445/500-postagens

 

PDF 873      Newsletter MARACAJÁ 14      09/03/2017

http://caldodecanapaodoce.blogspot.com.br/2017/03/newsletter-maracaja-14.html

http://nlettermaracaja.blogspot.com.br/2017/03/newsletter-maracaja-14.html

Deixe um comentário